#15 - Conversas com usuários: desinformação
ChatGPT 5 e saúde, os planos do governo americano e faça músicas com um prompt.
Sejam bem-vindos à Edição No. 15 da Leite de Cabra.
Nossa missão aqui é contar os bastidores da construção de uma healthtech do zero e compartilhar conhecimento e conteúdo de alta qualidade sobre empreendedorismo, saúde e tecnologia. Sempre em até 3 minutos.
Contagem de palavras de hoje: 794 palavras
Tempo de leitura: ~2 minutos e 39 segundos
Quick updates
Ciclo virtuoso acontecendo: realizar vendas → conversar com usuários → pegar feedback → melhorar o produto → realizar mais vendas
Sobre build in public:
crescemos 36% em impressões no LinkedIn mês contra mês
cruzamos a barreira dos 800 inscritos aqui na news, obrigado por nos acompanharem!
e um projeto ambicioso nascendo essa semana 👀
Conversas com usuários: desinformação
Algumas conversas essa semana com usuários levantaram uma bandeira importante sobre como o mundo da saúde sofre com muita desinformação.
Algumas frases aqui que talvez vocês se identifiquem:
Sobre falta de clareza de priorização. "Tem muita coisa que dá pra fazer, mas falta o 80/20 pra priorizar… é banheira de gelo, sauna… esquece isso, porque você não bebe nem água direito. Isso é muito importante deixar claro."
Sobre vieses de confirmação. “Com o advento do ChatGPT fica ainda mais difícil saber o que precisa fazer ou não. Tem pessoas que usam isso como escudo, não querem ouvir a verdade e querem algo que convém pra pessoa.”
Há também relatos sobre especialistas que se contradizem, de falta de evidências naquilo que é indicado e o velho conflito de interesses de profissionais que vendem qualquer coisa para tirar um dinheiro extra.
Não precisa ir longe: na pandemia nós vimos como muita gente se colocou em risco por conta de uma corrente de WhatsApp ou por interesses desalinhados.
Um desafio é que muito conhecimento médico não está disponível na internet (por isso o ChatGPT nem sempre é a melhor opção), e esse conhecimento fica trancafiado na cabeça dos melhores médicos que só as pessoas mais ricas ou acadêmicas têm acesso.
Existe uma assimetria enorme de informação e é sabido que leva, em média, 17 anos para o que é descoberto na fronteira da medicina de fato ser aplicado na prática.
Essa janela de tempo precisa ser encurtada nos próximos anos. É sobre salvar e melhorar a vida das pessoas.
E esse é um componente central do que estamos construindo.
Em breve vamos trazer algo totalmente novo para democratizar a informação de alta qualidade na saúde.
Fiquem de olho.
Impactos da desinformação
A desinformação em saúde produz impactos diretos e mensuráveis:
Redução da cobertura vacinal: No Brasil, cerca de 68 milhões de pessoas ainda não completaram o esquema vacinal contra COVID-19
Ressurgimento de doenças eliminadas: O Brasil perdeu o status de país livre do sarampo em 2019, em parte devido à hesitação vacinal e recuperou depois de 5 anos
Atraso em tratamentos adequados: Pessoas que buscam tratamentos alternativos sem eficácia comprovada (vários exemplos abaixo)
Curadoria da semana
O Eleven Music - essa empresa de AI que já é um excelente ‘clonador de voz’ agora permite as pessoas criarem músicas com qualidade de estúdio com um prompt.
With Eleven Music, businesses, creators, artists, and every single one of our users can generate studio-grade music from natural language prompts.
Essa discussão (YouTube Shorts) que está rolando nos Estados Unidos puxada pelo governo sobre acelerar o uso de AI para diagnóstico, com um novo ‘private health tracking system’ que facilita o acesso dos pacientes aos dados de saúde.
É claro que vocês viram que o ChatGPT 5 saiu, mas duas coisas que valem destaque:
Esse trecho em específico da live de lançamento que conta a história da Carolina que descobriu 3 cânceres e usou ChatGPT para traduzir todo o jargão médico que apareceu no diagnóstico dela para ter mais clareza e se empoderar sobre sua situação.
Como no HealthBench mostra que a taxa de alucinação caiu bruscamente.
Nos vemos domingo que vem
Sabia que ao indicar você pode ganhar recompensas?
Compartilhe seu link e veja a classificação aqui
Vida longa a todos,
Leite e Cabral
(P.S. Mande algo que pensou! A gente lê todas as respostas.)